biofach sobre

Sobre biofach
(2005)

Em final de 2004, meu amigo Marcelo Machado me indicou para fazer a identidade visual da maior feira de produtos orgânicos da Europa. Nessa edição da feira, o Brasil seria o país homenageado e teria um stand de 700 metros quadrados. O mote da campanha brasileira em Nuremberg era Experience Brazil. Consistia em transmitir a diversidade e apontar para a surpresa que se pode ter descobrindo novos potenciais no Brasil. Apelava-se aos sentidos (visual, tátil, olfativo, degustativo, auditivo), que também compõem a matéria-prima que o Brasil exporta: lá estavam representantes do setor produtor de alimentos, bebidas, vestuário, cosméticos, etc.

As palavras de ordem eram: taste, feel, touch, scent, look, e geraram cinco cartazes diferentes.

Além dos cartazes, o stand brasileiro continha paredes com painéis de fotografias do Brasil. Imprimimos e montamos as fotos em placas de PVC, no Brasil, e enviamos para lá, onde fizemos a montagem, bem como outras peças gráficas: bandeiras em vinil que cobriam todo o teto da área brasileira, adesivos impressos, guardanapos para a noite da festa brasileira, catálogo dos expositores, cartões postais.

Esse trabalho foi acima de tudo um aprendizado significativo. Projetamos com a arquitetuta definida, portanto não tivemos possibilidade de participar da concepção de desenho do stand. Nosso trabalho foi de sobreposição de imagem à arquitetura, diferentemente de outros stands (principalmente de países que têm uma tradição em design), onde a arquitetura e a comunicação visual foram projetados conjuntamente e levaram em consideração questões relativas ao transporte (usavam materiais leves como o papelão para mobiliário e peças modulares, de montagem fácil), e a efemeridade do evento (materiais baratos e que poderiam ser descartados ou reutilizados).

Feira de produtos orgânicos em Nuremberg, Alemanha

projeto gráfico Ruth Klotzel
assistente Juliana Shiraiwa
produção gráfica Rogério Nicolau