Sobre unilever
(2000)
A área de Recursos Humanos da Unilever Bestfoods, divisão de alimentos da Unilever, me contratou para personalizar o seu ambiente de trabalho. O escritório havia passado por uma reforma, enxugando área, na reforma de open offices (um único grande ambiente de trabalho separado por divisórias baixas). A solução técnica do projeto arquitetônico não continha nenhuma personalização: os móveis-padrão eram de cores neutras, as paredes brancas.
O diretor de Recursos Humanos esclareceu que queria que o tema, alimentação, fosse mostrado através de painéis fotográficos, como forma de celebração, comunhão e identidade cultural, e que todos se identificassem com alguma das imagens fotográficas, que deveriam cobrir as várias identidades regionais brasileiras.
Convidei Maureen Bisilliat para fazer a curadoria fotográfica, pois não podíamos nos dar ao luxo de escalar fotógrafos para viajar pelo Brasil produzindo fotografias exclusivas para esse trabalho. Não havia tempo nem verba para isso. Maureen acabou aceitando e tratou de contatar colegas seus do Rio Grande do Sul ao norte do país, que pudessem ter imagens adequadas em seus arquivos.
As fotografias de bancos de imagens institucionais em geral eram muito estereotipadas e assépticas para o resultado que queríamos. Maureen acabou se entusiasmando e participou do processo todo, até da montagem das fotos nos painéis e da escolha de cores para as paredes da empresa.
Todos os painéis tinham 1 m de altura, com variação de comprimento, e o projeto sobreviveu a uma mudança, onde tivemos que reimprimir as imagens e adaptar algumas para novas dimensões de paredes.
Visitantes, principalmente os estrangeiros de outras unidades da empresa, ficam encantados com as imagens e já tivemos que imprimir excepcionalmente algum painel para ser utilizado em unidades no exterior.
Para o lançamento do projeto, uma jornalista idealizou uma campanha interna – Brasil Cores e Sabores – que foi explicitada em um folder, explicando o conceito trabalhado.
As imagens mostram libaneses, japoneses, italianos, índios, caboclos, negros, brancos, de várias localidades e classes sociais reunidos pelos churrascos, macarronadas, comidas de santo, sushis etc., para celebrar a vida coletiva.
Ambientação para Unilever Bestfoods
projeto gráfico Ruth Klotzel
curadoria de imagem Maureen Bisilliat
assistente Ana Paula Leone
fotografia vários fotógrafos
produção gráfica Rogério Nicolau