Sobre paulista
(2004)
A Paulista propunha-se a ser uma representante do design contemporâneo brasileiro em Amsterdã para distribuição dos produtos na Europa. Além de mobiliário, oferecia cerâmica, joalheria e moda de alguns designers. O próprio nome refletia a escolha de mostrar um Brasil urbano, contemporâneo, distante dos estereótipos tropicais.
Desenvolvi o projeto a partir do nome, criando um logotipo sem um símbolo, e evitando as cores da bandeira nacional ou cores vibrantes, comumente identificadas com a nossa imagem.
Trabalhamos a partir de processo rudimentar de impressão digitalizando uma matriz de tipo móvel com a montagem do nome (Paulista). O resultado fotográfico, em alto contraste, incorporou ruídos característicos da impressão tipográfica e incomuns na construção geométrica do símbolo. Esse tipo de solução, livre e fotográfica, não segue os parâmetros do design gráfico racional, moderno, pautado na forma e função, mas contém uma relação entre forma e conteúdo, sem construção lógica mas com significado.
Além do logotipo, desenvolvemos a papelaria, convite para a abertura do showroom, catálogo e site. A papelaria era composta por cartão de visitas impresso em cartão de embalagem, dois formatos de envelopes feitos em papel reciclado de qualidade baixa para impressão, complementados por etiquetas adesivas de formatos diferentes.
O convite foi também impresso em cartonagem pesada de embalagem, com envelopagem em material plástico lacrado.
O catálogo consistiu de uma pasta, impressa em papel duplex, com a face “rústica” voltada para fora, e duas bolsas de acondicionamento: uma para lâminas de cada designer, de modo que se pudesse inserir mais lâminas conforme a necessidade, e uma para a inserção de um catálogo institucional, este impresso em material nobre: capa de papel importado metálico e miolo em couché, de modo a reproduzir as imagens com qualidade.
O resultado de um processo criativo freqüentemente nos surpreende e revela aspectos importantes de nossa formação e raciocínio. Se os preceitos construtivos modernos, que me foram ensinados na FAU, não permitiriam esse tipo de solução de projeto, por outro lado, a coerência com o conteúdo obedece a uma lógica rigorosa.
Showroom de design brasileiro em Amsterdã, Holanda
projeto gráfico Ruth Klotzel
assistentes Ana Paula Leone | Juliana Shiraiwa
produção gráfica Rogério Nicolau