100 muros sobre

Sobre 100 muros
(2004)

Ao longo de 30 meses, alunos de escolas públicas e particulares, pacientes de hospitais, crianças moradoras de abrigos e participantes de projetos sociais criaram mosaicos que foram colocados em muros da cidade de São Paulo, em oficinas organizadas pela ONG Cidade Escola Aprendiz, com o patrocínio da Fundação BankBoston. Estas oficinas faziam parte de um projeto de educação focado na conquista da cidadania.

Encontramos um vasto material bruto, fotografias, desenhos e objetos, que precisavam passar por seleção e organização, de modo a reportar todo o percurso do projeto até sua conclusão. O prazo que tínhamos era muito curto: 40 dias para produzir fotos dos painéis colocados, textos, traduções, projeto gráfico e impressão.
O registro fotográfico muitas vezes foi dificultado já que o prazo era curto e dependíamos das condições climáticas, afora a deterioração de alguns painéis. Escolhemos registrar 60 dos 100 muros, os que tiveram um processo ou resultado mais consistente, e listar todos os 100 em uma ficha técnica no final dos dois volumes que compõem o livro. Um dos volumes contém as fotografias e o contexto de cada oficina e o outro trata de sistematizar o projeto, de modo a ser distribuído para várias escolas do Brasil como exemplo para replicação da experiência. O segundo volume foi desenhado de forma a ter um custo mais baixo para ser impresso em maior quantidade: papel de menor custo, impressão a duas cores apenas, capa mole.

Valorizando o fazer, mais do que o produto das oficinas, sempre que possível relacionamos os desenhos aos muros que eles geraram, anexando fotografias dos processos de trabalho.

Livro sobre o projeto 100 muros
coordenação geral e projeto gráfico Ruth Klotzel
coordenação editorial e texto Patricia Loguilo
produção gráfica Rogério Nicolau