finestra sobre

Sobre finestra
(2004)

A casa onde se instalaria a pizzaria Finestra, em Piracicaba, São Paulo, era de arquitetura marcante, da década de 1930/40. As janelas eram originais, amplas e de madeira, e nas paredes ainda encontramos resquícios de pintura de barras decorativas da época. O imóvel estava muito deteriorado, mas a reforma preservou as principais características originais.

Alguns elementos da construção e principalmente as pinturas decorativas me fizeram lembrar do trabalho do artista austríaco Gustav Klimt (1862-1918), apesar de não ser da época e estilo do artista. Partindo de seus signos gráficos e do uso que ele e o designer e arquiteto escocês Rennie Mackintosh (1868–1928) faziam da tipografia, desenvolvi um logotipo, cujo desenho técnico foi feito pelo designer tipográfico Luciano Cardinali, além de um padrão de uso de alguns elementos gráficos que variavam segundo a peça (cardápio, cartão de visitas, placa).

Se por um lado o logotipo tem uma costrução rígida, os elementos gráficos que ilustram os fundos das peças são desenhados livremente, com pinceladas, e remetem com humor à forma arredondada da pizza. As cores utilizadas nas diversas peças gráficas variam de modo a identificá-las, cardápio de comida, de vinho, de bebidas, porém seguem uma palheta de cores-padrão rígida e limitada. Da mesma forma, os cartões de visitas têm quatro versões em cores diferentes.
A louça, branca, foi identificada por alguns dos elementos que compõem a identidade visual impressos em preto. Cada peça tem uma imagem diferente: ora um grafismo, ora o logotipo, de maneira que quando são combinadas, uma complementa a outra, compondo uma unidade.

Identidade visual de pizzaria
projeto gráfico Ruth Klotzel
assistente Juliana Shiraiwa
produção gráfica Rogério Nicolau
finalização de logotipo Luciano Cardinali