Sobre carandiru
(2003)
O livro contém transcrição e edição de entrevistas com detentos do presídio Carandiru, que estava prestes a ser desativado. Aspectos do dia-a-dia dos detentos, como o trabalho, a religião, a hierarquia interna, questões morais, e fatos históricos, como o massacre de 111 presos em outubro de 1992, são abordados em forma de depoimentos e imagens fotográficas e extraídas de vídeo.
Apesar da magnitude das fotografias, não queríamos que o livro fosse identificado como um “coffee table book”, ou seja, queríamos distanciá-lo das características de um livro de arte, apreciado pela beleza. Achei como solução um tom mais jornalístico, mais próximo das reportagens realistas, sem fantasias gráficas.
Nosso produtor gráfico sugeriu o uso de papel jornal, o que dificultava a produção, já que o papel não tem muita qualidade para impressão. O resultado foi polêmico: a coerência conceitual não agradou a todos pela baixa qualidade das reproduções. Pessoalmente, fiquei bastante satisfeita com o resultado, mas vejo uma saída saudável para esses casos: conceber o projeto de forma que se possa mesclar papéis, reservando páginas com papel “nobre” onde se exija mais brilho nas imagens.
Livro Aqui Dentro
organização Maureen Bisilliat
documentação Sophia Bisilliat | André Caramante | João Wainer
projeto gráfico Ruth Klotzel
produção gráfica Rogério Nicolau